quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Um bom gestor muda a escola

Um bom gestor muda a escola - texto de José Manuel Moran
Este texto veio de encontro da realidade que estou vivenciando este ano como coordenadora de unidade em quatro escolas. Percebo que cada gestor tem sua maneira de administrar. Penso que um bom gestor é aquele que faz uma administração participativa. Segundo o texto o bom gestor é “dinâmico, acolhedor e que conversa com professores e alunos, atrai pessoas da comunidade para apoiar a escola. Não tem grandes recursos, tem pessoas motivadas, unidas pela amizade e o carisma do gestor. Um bom gestor muda uma escola. “Uma direção motivada, orientada por metas claras compartilhadas com professores, pais e alunos é onde tudo começa”.
O professor e demais funcionários de uma unidades escolar devem sentir-se motivados, só assim realizará um bom trabalho, essa motivação deve primeiramente partir do gestor pois ele é peça fundamental. Bom gestor é aquele que pede a participação da comunidade escolar e não aquele que impõe, percebo que isso revolta o professor desmotivando-o.
Quando o gestor administra a escola em conjunto com toda a comunidade, incentivando o professor a focar na aprendizagem do aluno, propondo desafios, elaborando e desenvolvendo projetos, privilegiando a afetividade, a motivação, levando os alunos a acreditarem em si mesmo é o primeiro passo para se obter sucesso na aprendizagem.
Uma escola bem sucedida é uma escola bem administrada.
Elizabete Francescatto
http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestor.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário